segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jovens- ANOS 50

Nos anos 50 surge o rock and roll, e com ele surgem novas tendências. Moda colegial: as garotas usavam,  além das saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.

E os homens adquiriram a moda do garoto rebelde, usavam blusão de couro, jeans, e a camiseta branca que se tornou um símbolo da juventude. Na Inglaterra usavam longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os “teddy-boys”.
No Brasil, desfilavam os playboys de Copacabana em seus Cadilacs e cabelos penteados com o dedo ao estilo de Elvis. Sapatos brancos mocassim, calça rancheira e camisa Ban-Lan. A juventude rebelde andava de “Lambreta” e mascavam chicletes. Os homens usavam “Ray Ban” e as mulheres, lenço no pescoço. Com a explosão feminista, Marilyn Monroe era símbolo sexual.

Marta Rocha, que perdeu o titulo de Miss Universo pelas duas polegadas a mais de quadril, passa a ser o ícone de beleza brasileira.
O rock no Brasil foi marcado pelos jovens China, Alênio Trindade, Tim Maia, Erasmo Carlos e Roberto Carlos, a “Turma do Matoso” (uma das primeiras bandas de rock brasileiro). Celly Campello era ídolo dos adolescentes que lutavam contra a repressão sexual e pela liberdade de expressão. Seus rits foram: Estúpido Cupido, Banho de Lua e Broto Legal.


                                                                  (filme da época)

 referência: <http://multiplot.wordpress.com/2008/09/29/decada-de-50-especial-james-dean/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário